quinta-feira, janeiro 14, 2010

VAI COMEÇAR O COUNTDOWN PARA O 2011

Muita água ainda vai correr até 2011, a julgar pelas muitas dúvidas que pairam no ar, onde a maior de todas será desvendar se vamos ter ou não o tão esperado e apetecido duelo de titãs: Veiga x Neves.






Depois da época festiva que foi marcada por uma certa acalmia política, conforme já é um apanágio, começará, no dia 16 de Janeiro de 2010, o countdown - contagem decrescente - para as eleições de 2011.


Se a “regra” em marcar as legislativas para o Domingo mais próximo do emblemático “13 de Janeiro” se mantiver, tudo aponta que o próximo pleito eleitoral acontecerá no dia 16 de Janeiro de 2011. Falta sensivelmente 1 ano!



Depois das dobradinhas - vitória nas legislativas e presidenciais - do MPD (1991 e 1996) e do PAICV (2001 e 2006), o “2011” é considerado por muitos o grande TIRA-TEIMAS.

Apesar da proximidade, existem, para já, poucas certezas mas muitas indefinições.

A primeira certeza é que serão, mais uma vez, eleições bipolarizadas: com os protagonistas do costume, o MpD e o PAICV, havendo pouca margem de manobra, por parte da UCID, para repetir a façanha de 2006.

Quanto aos principais rostos, neste momento, há mais certezas do lado dos ventoinhas do que dos tambarinas.

Comecemos pelas legislativas e pelo candidato a Primeiro- Ministro(PM).

O MpD, cada vez mais unido, vai apresentar como candidato a PM o seu líder histórico, Dr. Carlos Veiga.

Do lado do PAI, parece que há um certo compasso de espera (ou é de espreita?) para conhecer, primeiro, as cartas do adversário (leia-se “quem vai ser o candidato a Predidente da Republica”) e, só depois, decidir quem vai ser candidato e a quê.

Tudo aponta que este tabu seja resolvido agora em Janeiro, no congresso do partido. Mas, para já, pode-se especular sobre possíveis cenários.

Primeiro é colocar uma peça no xadrez: Neves é candidato a quê?

Depois de eleito presidente dos tamabarinas, Neves ou é candidato à sua própria sucessão- chefe do governo - ou “ataca” o palácio do plateau. Ou será que uma terceira hipótese (candidato a nada) está, ainda, em aberto?

A sensação de quem está de fora é que enfrentar Veiga ou entregar de bandeja o partido a Filú é o dilema de Neves. “Dos males o menor”, estará a pensar Neves?

Digo isto porque ele sabe que, se defrontar Veiga corre sério risco de perder e que, por outro lado, deixar o partido é entregar o ouro ao “amigo”, Filú, que passaria a ter toda a legitimidade para escolher o presidenciável do PAI. Que estará a pensar Neves? Que, como “vingança”, o seu camarada não o escolheria e que a escolha recairia em Aristides Lima? Que confusão!

Apesar de toda esta indecisão (ou será bluff?), aposto que o principal rosto e candidato do PAI a PM será, nada mais, nada menos, o Dr. José Maria Neves.

Por isso, vou arriscar num duelo VEIGA x NEVES nas legislativas.

E a questão presidencial?

Do lado dos ventoinhas, mais uma vez, há mais certezas, fruto da boa saúde que goza o partido. Apesar da disponibilidade da carismática Zau, parece-me que o intelectual Zona reúne mais consenso. Que partido daria ao luxo em ter dois óptimos nomes por onde escollher, como são os casos dos de Jorge Carlos Fonseca e de Isaura Gomes?

Depois do tão esperado élan dado pela juventude cabo-verdiana e de apoios recebidos por parte de vários políticos de peso (inclusive da própria Zau), creio que o Dr. Jorge Carlos Fonseca prepara-se para se apresentar (disse, em Lisboa, que a sua decisão final será comunicada ao pais, no máximo, daqui a 1 mês e meio) como candidato, apoiado pelo MpD, ao palácio do Plateau.

O rosto presidenciável é mais um tabu nas hostes do PAI. Contudo, parece-me que, ou com Neves ou com Vieira no comando dos tambarinas, os nomes já veiculados (Hoffer Almada, Manuel Inocêncio, Silvino da Luz e o próprio Neves) serão riscados. Quem restará? Dr. Aristides Lima: este, sim, será o escolhido.

Ou seja, palpita-me que o duelo de Fevereiro (no dia 13?) será entre Fonseca e Lima.

Muita água ainda vai correr até 2011, a julgar pelas muitas dúvidas que pairam no ar, onde a maior de todas será desvendar se vamos ter ou não o tão esperado e apetecido duelo de titãs: Veiga x Neves.

Uma coisa é certa: a forma como estas eleições estão e vão ser vividas, leva-me a acreditar que a democracia cabo-verdiana será a grande vencedora.

Já falta pouco, só um ano!

Até breve!

0 comentários:

Enviar um comentário