quarta-feira, janeiro 06, 2010

AS OPÇÕES ENERGÉTICAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL EM CABO VERDE

Em Cabo Verde, nesta “altura do campeonato”, já podíamos e devíamos ter feito muito mais. Para isso bastava que tivéssemos seguido as pisadas do “muito de bom” que se fez (e ainda se faz) lá fora sem termos o complexo de aproveitar a experiência boa dos outros


“As empresas que cedo se comprometem com a eficiência energética em edifícios podem ganhar vantagens de mercado”, World Business Council for Sustainable Development.


O boom da construção civil mundial (e Cabo Verde não fugiu à regra) contribuiu significativamente para a procura desenfreada da energia, fazendo desse sector um dos cavalo-de-batalha de qualquer país.

Hoje, e na maioria dos países, os edifícios - residências, escritórios, espaços comerciais, bancos, hotéis, etc., - representam uma das maiores fatias do consumo de energia: são responsáveis por 40% do consumo de energia no mundo e 30% das emissões de gases que provocam o efeito estufa.

Há bem pouco tempo, foi publicado um estudo sobre Eficiência Energética em Edifícios feito pela World Business Council for Sustainable Development (http://www.wbcsd.org/web/eeb/EEBSummary-portuguese.pdf)), que incidiu em mais de 100 mil milhões de metros quadrados de espaço e dois terços da procura de energia a nível mundial - abrangeu 6 países ou regiões que são, em conjunto, responsáveis por dois terços da procura de energia a nível mundial: Brasil, China, Europa, Índia, Japão e Estados Unidos.

Nesse relatório pode-se ler que “a tecnologia hoje disponível pode conseguir melhorias drásticas na eficiência energética dos edifícios, mas as falhas de mercado e as barreiras comportamentais estão a bloquear o progresso de uma visão de EEE - Energia, Eficiência e Economia - com consumo zero de energia”.

Acrescenta ainda que 84% da utilização energética ocorre na fase operacional do tempo de vida de um edifício, ou seja, durante a sua utilização (aquecimento, ventilação, aquecimento de água e electricidade), sendo o fabrico, transporte e construção responsáveis por 12%, e Manutenção e renovação, por 4%. Quer isto dizer que é no período de vida útil dos edifícios, onde o peso do consumo de energia é maior, que deverá ser colocada uma maior ênfase na eficiência energética.

Neste aspecto, todos, e sem excepção, têm que dar a sua cota parte!

Comungo da opinião de que, em Cabo Verde, nesta “altura do campeonato”, já podíamos e devíamos ter feito muito mais. Para isso bastava que tivéssemos seguido as pisadas do “muito de bom” que se fez (e ainda se faz) lá fora sem termos o complexo de aproveitar a experiência boa dos outros.

Vejamos!

Nos locais de grande concentração de pessoas (hotéis, edifícios públicos, hospitais, condomínios, etc.) onde há um grande consumo de energia e água dever-se-ia optar (quiçá uma obrigatoriedade) por soluções de energias renováveis (p.ex. candeeiros solares, painéis solares para banho quente, etc.) e sistemas de utilização racional da água (p.ex. reciclagem da água para rega de jardins).

Um exemplo paradigmático tem a ver com os novos condomínios que todos os dias são erguidos, onde podiam, perfeitamente, recorrer a iluminação dos seus arruamentos por candeeiros movidos a painéis solares (uma solução mais barata e que evitaria fazer ramal e, por conseguinte, diminuiria o furto de energia).

Os topos dos edifícios dos condomínios deveriam ser projectados de forma a poder acolher harmoniosamente os novos equipamentos energéticos, p.ex. os painéis fotovoltaicos para produção de electricidade, tanto para utilização como para injecção na rede pública: já chegour a Era do “consumidor-produtor” e do condomínio com micro-geração de energia eléctrica, utilizando fontes renováveis de energia.

Enfim, muitos mais outros exemplos podiam ser trazidos para esta reflexão.

Dir-me-ão que o nosso país não tem nem recursos, nem know how. Of course, mas esses apoios de que tanto carece Cabo Verde para a promoção e a massificação destas novas tecnologias energéticas podiam, perfeitamente, ser conseguidos através dos parceiros de cooperação. Conforme já defendi no pretérito, a China, o maior produtor mundial de painéis solares (produz mais de 60% das células solares do mundo) e com o maior número de painéis solares térmicos montados em telhados, podia ser a parceira ideal.

Mas para que tudo isto surta algum efeito o país precisa de regulamentos e normas. O exemplo disto é a criação, na Europa, no âmbito do Protocolo de Quioto, de regulamentos impondo limites nos consumos energéticos dos edifícios e classificando-os por classes energéticas.

Se calhar temos de começar a pensar em introduzir a Qualidade e a Certificação Energética de Edifícios, etiquetando-os (do mesmo modo que, hoje, já se faz, por exemplo, com os electrodomésticos) de A (melhor nível de eficiência) a E (pior qualificação), para que o consumidor possa escolher o melhor, aquando da compra ou arrendamento.

Mas, esta medida careceria de outras em paralelo (p.ex, incentivo de índole fiscal), caso contrário, não passaria de mais uma “medida auto-colante’. Ou seja, em simultâneo, e para a promoção e incentivo à construção de “edifícios verdes”, dever-se-ia criar, p.ex . um diploma que isentasse (ou diminuísse) a carga fiscal relacionada com compra dos equipamentos, do lado do construtor, e no acto de compra-e-venda (ou de arrendamento), do lado do comprador (ou do inquilino).

Por tudo isto, é fundamental que o Estado, regulador e responsável pela implementação dessa política, actue e crie as balizas de actuação dos diversos actores.

Antes de mais, o próprio Estado deve clarificar a sua política energética. Se, de facto, a eficiência energética e as energias alternativas são opções e prioridades do país, é preciso que elas sejam materializadas em políticas claras para que possamos ter sucesso, como aconteceu lá fora.

Ora, porque estamos a tratar de um sector complexo, transversal, multidisciplinar e que movimenta vários lobbies, onde qualquer projecto tem um carácter comercial e técnico, envolvendo várias empresas e muitos especialistas, torna-se necessário chamar e ouvir os vários actores. E no meio de tudo isto, além das construtoras, a participação das Ordens dos Arquitectos e dos Engenheiros são fundamentais.

O desenvolvimento económico e o aumento na demanda da energia fazem com que, hoje, tomemos cada vez mais opções inteligentes. Neste cenário, os edifícios não podem ficar de fora, mas sim, terão que fazer parte da solução, onde a ambição deverá ser: “edifícios com consumo zero de energia”.

Posto isto, e sem querer estar a bater na mesma tecla, digo que é essencial agir agora, pois os edifícios, integrados numa política energética concertada, podem dar um grande contributo nessa novel batalha das alterações climáticas.

Essa batalha, que foi descrita por Sir Nicholas Stern, responsável pelos Serviços Económicos do Governo do Reino Unido e ex-economista principal do Banco Mundial, como “a maior falha de mercado jamais vista no mundo”, além de alicerçada no conhecimento e na tecnologia, dependerá, também, dos bons hábitos e comportamentos de cada um de nós.

Acredito que podemos ganhá-la!

Até breve!

0 comentários:

Enviar um comentário